segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Chineses de olhos ... na GALP

Os activos petrolíferos da Galp, no Brasil, estão na mira de grandes multinacionais chinesas, nomeadamente da Petrochina, da Sinopec e da CNOOC, noticiou hoje o “Diário Económico”.

A Galp precisa investir mais de 5 mil milhões de Euros nos próximos 5 anos, sobretudo por causa dos investimentos no pré-sal da Bacia de Santos (1). E os accionistas de referência da GALP (o Estado português, Américo Amorim e a ENI) não estão em condições ou com vontade de colocar dinheiro fresco na Galp. Dado que é inviável o recurso a um empréstimo desta dimensão só lhes resta uma saída: venda de activos ou constituição de uma consórcio com outros investidores para obter a liquidez necessária.

Existem sinais preocupantes de que Américo Amorim quer desinvestir na Galp. O homem não tem garra, não tem ambição, não acredita no amanhã. Porque será?

E os chineses, melhor dizendo as  grandes multinacionais chinesas ligadas ao petróleo, estão na primeira linha. Vamos ver o desenrolar dos próximos capítulos.

 (1) A Bacia de Santos poderá estar a produzir nessa altura e depois de instaladas e a funcionar as 10 (dez) plataformas previstas cerca de 1 milhão de barris de crude por dia e muitas, muitas  dezenas de milhões de metros cúbitos de gás.

Sem comentários:

Enviar um comentário